quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como foi e como está sendo

Primeiramente e, principalmente, gostaria de agradecer!
Agradeço a torcida, as orações, e toda e qualquer forma de pensamento positivo para meu pequeno! Agradeço de coração a todos, que mesmo por um minutinho sequer, tenha mandado algum tipo de vibração para meu Luquinhas!

Agradeço também por entenderem a minha ausência, queria muito vir aqui explicar tudo, mas faltava tempo e até, confesso, um pouco de disposição depois desse turbilhão que ocorreu em nossas vidas.

Como foi:
O André, meu marido já explicou um pouquinho como foi que tudo aconteceu...Respostas nós não temos, meu GO não tem uma causa que identifique o parto prematuro, nas palavras dele:
"Seu diagnóstico é parto prematuro de 24 semanas... a trombofilia não causa parto prematuro (um problema que tenho e foi identificado bem antes de engravidar) e a viagem, tb não acredito, pois te examinei depois dela e seu colo do útero estava fechado... Para uma próxima gravidez, teremos que acompanhar mais de perto, com mais exames, e talvez um repouso maior, talvez..."

Na quinta feira, comecei a sentir umas cólicas, até fracas, mas nunca imaginei que poderiam ser as primeiras contrações...Meu GO me receitou Inibina, um medicamento para pará-las. Mas na sexta-feira fui ficando pior, as dores aumentaram muito e não conseguia ficar em pé direito...
Fui para o hospital, mas nunca imaginei que ganharia meu filho três dias depois. Tentamos controlar as contrações, que até melhoraram no sábado, mas no domingo vieram com a força total.
Nunca vou me esquecer daquela noite de domingo... as contrações vinham muito fortes, primeiro nas costas depois no abdome. No inicio eram espassadas e no final elas tinham um intervalo muito curto e duravam tanto que mal podia respirar.
O engraçado é que, mesmo com todo o quadro de trabalho de parto sendo pintado na minha frente, eu sempre achava que o Lucas não ia nascer, que teria alguma coisa a ser feita, foi bom pensar assim, porque fiquei um pouco mais calma...
Eu fiquei com medo em dois momentos:
- No domingo pela manhã, quando o médico me examinou e disse que estava com 4 cm de dilatação e que eu tomaria o corticóide para tentar amadurecer o pulmão do bebê;
- E efetivamente na segunda por volta de 06 horas da manhã, depois da noite das contrações, quando o médico disse que eu já estava com 10 cm de dilatação, total...e que teríamos que ir para o centro cirúrgico, porque senão o bebê podia nascer ali, no quarto.
Nessa hora eu vi que não tinha mais jeito, claro...e fui levada para sala de parto. Achei que o pior estava por vir, mas não, depois da noite de contrações nada seria pior. Recebi a peridural, e nem precisei fazer muita força, meu GO fez toda força para tirar o Luquinhas, acho que ele ficou com peninha de mim!
O pediatra já estava com as mãos estendidas, esperando pelo meu bebê, e saiu correndo quando ele nasceu, às 07:36, não vi nada direito...
O André ficou segurando a minha mão durante todo tempo e não entendíamos direito nada que estava acontecendo...mas seu apoio ao meu lado fez toda diferença, com certeza! (Amor, te amo!)

Infelizmente as coisas não sairam do modo que planejamos, ou da forma que todo mundo quer...
Não temos nenhuma foto do parto, não fizemos o curso de gestante, não levamos a malinha da maternidade e não saímos com nosso neném no bebê conforto...
Isso era o que eu pensava nos primeiros dias, sentia um vazio enorme, queria tanto a minha barriga de volta, não estava preparada para nada disso que aconteceu...
Acontece que, apesar de tudo isso, o Luquinhas nasceu e ele precisava da nossa força, da nossa motivação para continuar a sua gestação, mesmo que fora da minha barriga, e isso foi me dando uma força tão grande que nem sabia que tinha! E tudo que disse antes, sobre não estar preparada, foi ficando pequeno, perto do Luquinhas que, apesar de pequeno, é tão grandioso!!

Como está sendo:
Sabíamos que a primeira semana seria crucial para ele, os médicos diziam que só poderiam avaliar alguma coisa depois das tais 72 horas. Graças a Deus ele foi reagindo a todos os estimulos dos médicos e eles ficaram bem confiantes.
Nos primeiros dias foi difícil adaptarmos à rotina do hospital e a tudo, já que era desconhecido e diferente de tudo que podíamos imaginar.
Mas agora, três semanas e três dias depois do nascimento de Luquinhas está melhor!
É tudo bem corrido, porque eu tiro leite (que demora uns 40 minutos) 4 ou 5 vezes por dia e vamos às visitas (melhor parte do dia!) 3 vezes ao dia, os horários são 11:00, 15:00 e 21:00.
Nessas horas agradeço ao parto normal, porque me sinto super bem disposta desde a primeira semana, me recuperei muito rápido!!
A rotina é mais ou menos assim:
- A manhã passa bem rapidinho, é o tempo de tomar café, tirar leite e ir para a visita;
- Daí a gente volta, almoça, tiro leite e vou para a visita de novo;
- Quando eu volto da visita da tarde eu tiro o leite de novo, e dá para fazer alguma coisa, é quando o dia mais rende!
- Às sete da noite eu tiro o leite de novo, comemos e vamos para a visita da noite!!
- Quando chegamos da visita da noite eu tiro mais leite e vou dormir!!
Ufa, acho que é isso!!

No início só tirava um pouquinho de leite, porque era o colostro mesmo, agora estou tirando um monte, tanto que ontem comecei a doar para um banco de leite, daqui de Curitiba!! Mais uma vitória!!

De um modo geral Luquinhas está bem (estável como dizem os médicos):
- Ele passou bem pelo primeiro desenvolvimento dos pulmões;
- O intestino está funcionando bem, hoje ele toma 11 ml de leite materno de 2 em 2 horas alternado com Pré Nan (durante suas duas primeiras semanas ele tomava um preparado que se chamava nutrição parenteral na veia, que foi substituido pelo leite!);
- Já está fazendo fisioterapia duas vezes por dia, para melhor condicionamento pulmonar e motor;
- Mexe bastante as perninhas, mãozinhas e o corpinho inteiro, além de abrir os olhinhos;
- Segura forte as nossa mão com sua pequena mãozinha e com o pezinho tb!
- Seu umbiguinho já caiu (no 14° dia)!
- Já engordou e cresceu!!
 A nossa grande expectativa agora é para que ele saia do tubo, os bebês prematuros extremos precisam ser entubados porque não conseguem respirar sozinhos. A gente já percebe que ele tenta respirar sozinho, sua barriga parece uma minhoca, rs!! O problema é que ele fica cansadinho...mas se Deus quiser, quando ele for para o CPAP, um respirador nasal, tudo vai melhorar!!

Ai gente é isso, desculpem pelo post gigante, mas não podia ser diferente, tinha que contar para vocês tudo o que tinha acontecido e como está nossa vida agora!!
Apesar desse misto de sofrimento e alegrias, tenho muita, mas muita fé, que no final desses dois meses que estão por vir, o Luquinhas estará aqui conosco em casa, sem nenhum problema, para que a gente possa cuidar dele com todo o carinho!
Ah, por falar em mês, semana que vem o Luquinhas já faz um mês!

Beijos a todas e muito obrigada pelo carinho!!

150 ml de muito amor e carinho!!


PS: o quartinho já está pronto, depois venho mostrar!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Agora, mais do que nunca: Esperando...

Vim aqui bem rapidinho para agradecer a todas as orações, torcidas e correntes de boas vibrações! Não tenho como agradecer a tantas palavras de carinho, fiquei muito emocionada!!

Hoje o Luquinhas está fazendo uma semana de vida, e está estável, respondendo bem na UTI-NEONATAL a todos os estímulos!

Ainda estou sem cabeça para postar tudo aqui no blog, primeiro porque ainda estou tentando entender tudo que aconteceu, é tudo muito novo, diferente de tudo o que imaginei um dia e, além disso, a rotina é uma barra, principalmente psicologicamente...

O que me dá força, diariamente, é ver a carinha do Lucas, tocar em suas mãozinhas, pezinhos, ele é muito lindo! Tenho fé que, em breve, ele estará aqui com a gente!
Tenho muito a agradecer também ao André, meu maridinho, que tem aguentado uma barra e sempre que fico triste me dá forças para seguir caminhando!

Mais uma vez, muito obrigada por tudo! Obrigada também às amigas que pediram orações e torcidas em seus blogs! Assim que tiver mais tempo entro em todos os blogs para agradecer e me atualizar!

Beijos meus e do Lucas com carinho!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lucas nasceu!!!

Queridas leitoras,


Peço desculpas por “invadir” o blog da Mercinha, mas este é um post muito especial, que queríamos compartilhar com vocês. Vamos por partes:

Na quarta-feira Mércia começou a perceber que estava saindo uma secreção com um pouco de sangue e ligamos para o GO que disse que queria vê-la na quinta na hora do almoço.

Consultamos com o GO e o colo do útero estava fechado e não parecia ser nada demais, mas ele pediu para ficarmos atentos a qualquer alteração.

Como vieram as cólicas que não passavam com o buscopam, ligamos à noite para ele que receitou inibina, com medo de serem as primeiras contrações.

Não adiantou muito, as contrações aumentaram e na sexta Mercinha mal conseguia andar e voamos para a Maternidade Curitiba, onde nosso GO estava de plantão naquela noite.

Primeira surpresa: ele disse que o colo do útero estava alterado e recomendou que ficássemos internados, para observação e receber medicamento por soro para diminuir as contrações. Na mesma noite, nova surpresa: um vazamento de líquido que sugeria que a bolsa poderia ter rompido!

Noite de repouso e medicação, as cólicas/contrações continuaram fizemos ecografia que constatou que o nível do líquido amniótico permanecia normal, sendo indicativo de que a bolsa não teria rompido. Nosso Luquinhas já estava com 800 gramas.

Ficamos aliviados de ver que ainda poderíamos manter a gestação, mas tivemos outro susto quando o GO examinou novamente e percebeu que já havia dilatação de cerca de 4cm.

Mantivemos a calma e conseguimos manter as contrações sob controle por boa parte do sábado e domingo. Mas aí veio um “sustaço”: as contrações foram ficando cada vez mais freqüentes e testemunhei uma noite de muito sofrimento e luta da Mercinha. De 20 em 20min, depois 15 em 15, 10 em 10, 8 em 8, 5 em 5 e 3 em 3min de muitas contrações a noite inteira!

Seis da manhã ligamos para o GO, que aumentou a dose do medicamento e veio pouco depois examinar e constatou que já tinha acontecido DILATAÇÃO TOTAL e teríamos que agendar o parto para a próxima hora.

O parto, normal, ocorreu de forma tranquila e tenho que dizer que Mercinha foi muito guerreira de, depois de tanto sofrimento, enfrentar de cabeça erguida tudo o que teríamos pela frente!

Lucas veio ao mundo às 7:36, com 860 gramas e muitas orações de familiares e amigos! É um bebê muito fofinho, apesar de pequenino, que já traz muitas felicidades para seu orgulhoso pai e para sua mamãe valente!

Como vocês sempre acompanham com carinho as doces palavras de Mercinha, peço a vocês que continuem com o apoio e coloquem em suas orações todos os desejos de vida e saúde para nosso filhinho, que está sendo muito bem cuidado na UTI Neo Natal, aqui na Maternidade Curitiba.

Sabemos que a luta será árdua, mas com a força de todos, sinto que só teremos boas notícias daqui em diante! Principalmente porque tenho certeza que Lucas puxou a mãe, que além de ser uma pessoa maravilhosa e superatenciosa, sempre foi muito batalhadora e determinada, que supera qualquer obstáculo com uma garra e coragem que poucas pessoas têm! Tenho muito orgulho de ser seu marido, Mercinha!

Abraços a todos,

André Corrêa, o “maridinho” e papai orgulhoso.