quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dieta da fertilidade

Vi essa matéria há algum tempo e achei bem interessante, tudo normal, igual ao que a gente tá sempre lendo por aí...para engravidar é preciso manter uma alimentação saudável, balanceada, livre de gorduras saturadas, trans e todas mais ruizinhas!

Dez atitudes que ajudam a engravidar

1. Corte a gordura trans
Ingerir 2% de calorias desse tipo de gordura eleva em mais de 100% os riscos de infertilidade. Ao comprar produtos industrializados, escolha aqueles que levam o selo “livre de trans”. O mercado está trocando essa gordura por óleo de palma ou adotando a interesterificação (processo que não origina a gordura trans).

2. Diga sim às gorduras ricas em ômega 3 e 6
Consuma azeite, óleo de canola, salmão, sardinha, linhaça e amêndoa. Segundo o médico Dirceu Mendes Pereira, essas gorduras tornam a membrana que envolve o óvulo mais fluida. Isso facilita a penetração do espermatozóide e a saída do embrião, que vai se implantar no útero.

3. Adote carboidratos complexos
Troque tudo o que é feito com farinha branca (pão, macarrão, biscoito) pela versão integral, os carboidratos complexos. Segundo o estudo, as mulheres que ingeriam poucos grãos integrais e se deliciavam com arroz branco, batatas e doces (carboidratos simples) tinham 55% mais probabilidade de apresentar a síndrome do ovário policístico, que leva à ovulação irregular.

4. Bote fé no ácido fólico
Rico em proteínas e, por isso, um promotor da renovação celular, o ácido fólico é importante desde a fecundação até o fim da gestação, pois ajuda na formação do sistema nervoso do feto. Ele ainda é eficaz na manutenção da gravidez, principalmente nos três primeiros meses, quando o risco de aborto natural é maior. Coma soja, fígado, vegetais verde-escuros (espinafre, agrião) e levedo de cerveja. E fale com seu médico sobre a necessidade de suplementação.

5. Beba leite integral
Troque o desnatado ou semidesnatado pelo integral e, duas vezes por semana, tome 1/2 xícara de sorvete (sem gordura trans). “Pela pesquisa, as mulheres que bebiam leite integral todos os dias tinham 70% menos risco de ter problemas de infertilidade do que as que raramente tomavam a bebida”, diz Jorge Chavarro.

6. Consuma ferro A carência do mineral pode dificultar a ovulação. Reforce a dose investindo em alimentos como couve, beterraba e açaí. Converse com seu médico sobre a necessidade da suplementação de ferro. “O estudo mostrou que a suplementação com pelo menos 40 miligramas de ferro reduzia em 40% a possibilidade de a mulher apresentar problemas de infertilidade”, informa Chavarro

7. Tome muito líquido
A hidratação é essencial para todas as reações químicas do corpo, inclusive a fecundação. Tome cerca de 3 litros de água por dia. Mas modere o consumo de café e chá, ricos em cafeína – em média duas xícaras por dia. Álcool, só ocasionalmente, como uma taça de vinho uma vez por semana. Já os refrigerantes devem ser cortados, pois contêm muito açúcar.

8. Controle o peso
Segundo pesquisa feita pela ginecologista Daniella Curi no Hospital das Clínicas de São Paulo, após perderem 3% do peso, 60% das mulheres com sobrepeso apresentaram ciclos ovulatórios normais. “Ter um índice de massa corpórea (IMC) entre 21 e 25 indica boa fertilidade. Mais ou menos do que isso pode afetar a ovulação”, diz Vânia Assaly.

9. Diminua o consumo de carne vermelha
Substituir a proteína animal pela vegetal melhora a ovulação. O estudo americano mostrou que a infertilidade ovulatória era 39% maior em mulheres que consumiam mais proteína animal. Isso não significa abolir a carne do prato, mas reduzir a ingestão para duas vezes por semana e escolher outras fontes de proteína, como peixe, soja e feijão.

10. Adapte o cardápio
Pequenas alterações no cardápio típico brasileiro também podem aumentar a fertilidade. “Troque o arroz branco pelo integral, reforce a dose de feijão para substituir o valor protéico da carne e adicione à saladas duas nozes ou três castanhas, ricas em óleos do bem”, sugere o médico Jorge Chavarro.


Essa tal dieta foi criada pelo pesquisador da Harvard School of Public Health, dr. Chavarro, nos Estados Unidos e procura substituir os alimentos de forma saudável sempre buscando o equilibrio.
O interessante é que no meio de arroz integral, fibras, diminuição de carne e etc tem o sorvete!!!, huuum o sorvete!! Como assim? Palavras dele:
.. em nossa pesquisa, houve uma relação direta entre a ingestão de leite integral e laticínios e a diminuição dos fatores de risco para a fertilidade. No caso do sorvete, ele aparece sim mas sempre em porções moderadas – no máximo ½ xícara de chá duas vezes por semana -- bem menos do que é servido em restaurantes. Também consideramos importante salientar que a reintrodução do leite e laticínios integrais deve ser feita temporariamente, por alguns meses, enquanto tenta engravidar. Assim que o objetivo for alcançado, voltar a consumir a versão desnatada ou sem gordura é o mais sensato a fazer.

Ah tá, então é bom consumir o sorvete, mas com moderação, como na tudo na vida né gente!! Mas tomar sorvete duas vezes por semana já tá legal né!!!
Portanto amigas tentantes: Rumo ao sorvete!!!

Beijos!!!

4 comentários:

  1. Que legal dieta, muito bom.
    Claro que voce pode me seguir, fica avontade.
    Vou amar compartilha minha luta com vc.
    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. hum.. sorvete, sorvete, sorvete... sei não, mas se sorvete fosse assim tão fertil eu já teria vários bbzinhos.. rsrsrsrs! Sou louca por sorvete. Mas vou usar a dica, aproveitar o calor e me atirar nos geladinhos cremosos, quem sabe eu não estava tomado do sabor errado? hehehe

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oieeee, obrigado pelo carinho no meu blog... Ai tb é feriado 07 e 08? xique ne!!!!
    Agora essa dieta ta d+.. Tem exatemente 2 semanas que estou na vontade de tomar sorvete,e eu segurando para não ir, com essa agora vou hoje ainda ashuashuashua.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Muito interressante esta dieta!!! VOu começar agora mesmo...Estou te seguindo posso???
    Se for possível visite meu Blog http://gysereis2011.blogspot.com/ sua participação e colaboração serão essenciais pra mim...
    Bjão
    Gy

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!