segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pilates + Selinho

Olá meninas, tudo bem?!!
Por aqui tudo tranquilo, amanhã começa a sequência de ultrassom seriada para o acompanhamento da ovulação, hoje já vi um pouco de muco elástico, êêê!! Vamo que vamo!!

Pilates, fazer ou não fazer?
Estou doida pra fazer, mas fico com medo de começar por causa das tentativas, nidação, etc e etc, queria fazer o pilates de solo, com bola, duas vezes por semana...o que vcs acham?! HELP!!!

Achei esse texto da crescer, olhem só:

Pilates na gravidez




Respirar, alongar, fortalecer. Dá para fazer tudo isso na sua própria sala com esta sequência de exercícios desenvolvida para trabalhar adbome, coluna, pernas e braços.

Quando se fala em Pilates, a primeira imagem que costuma vir à cabeça são aquelas camas com molas que vemos nas academias. Mas a verdade é que esse exercício começou com uma série de solo e só mais tarde foram introduzidas as camas. Assim, com apenas um tapete apropriado (do tipo que não escorrega) e acessórios como almofadas e toalhas, é possível praticar pilates em casa durante a gravidez. O método trabalha respiração, alongamento, eficiência do movimento, alinhamento e força.
Aprovação médica: A liberação do médico é sempre muito importante, pois só ele tem condições de avaliar se você pode ou não fazer determinados exercícios e orientá-la quanto à frequência. Em geral, os professores de pilates recomendam duas vezes por semana. De acordo com Alessandra Costa Moreira, fisioterapeuta, a prática pode ser feita até o final da gravidez, sempre com a aprovação do obstetra.

No primeiro trimestre da gestação, o corpo faz um grande esforço para se adaptar ao embrião e à placenta em desenvolvimento. Entre outras alterações, ocorre a liberação da relaxina, enzima que ao incidir no tecido fibroso aumenta a flexibilidade. Por isso, é necessário tomar mais cuidado ao se exercitar nesse período para evitar uma lesão mais para a frente.

Já, no último trimestre, os movimentos que são feitos deitados ficarão mais confortáveis colocando-se uma almofada ou travesseiro para manter a cabeça elevada - isso vai ajudá-la a respirar com mais conforto. Também é aconselhável variar os exercícios, fazendo alguns deitada, outros sentada, outros de pé.

Respire fundo, a respiração é a base de todos os exercícios, portanto fique atenta à técnica correta. Com a mão sobre o abdome, inspire e sinta como se estivesse enchendo um balão que expande as costelas. Ao expirar, perceba as costelas se fechando. Contraia o abdome, colocando o umbigo para dentro.
É importante saber que todas as posturas do pilates podem ser adaptadas de forma a acomodar o corpo da gestante.

O Pilates alivia desconfortos da gravidez, evita a dor nas costas, alivia inchaços nas pernas e ainda colabora para um parto mais tranquilo. O corpo muda rapidamente durante a gestação, o que causa desconforto, dores e má postura. Mas tudo isso pode ser amenizado com o método de condicionamento físico Pilates. Desde que não haja contraindicação médica, as grávidas podem começar o exercício logo depois do terceiro mês de gestação e manter a prática até o final do sétimo.

Os benefícios? A modalidade alonga e fortalece a musculatura, principalmente a de abdômen, glúteos e parte inferior das costas, considerada o centro de força do corpo e responsável pela sustentação da coluna vertebral.

Além de ganhar condicionamento físico e bem-estar e controlar o peso, a gestante que faz Pilates ainda tem um ganho extra. Um abdômen mais forte vai facilitar o trabalho de parto. “Nessa hora, o útero se contrai para expulsar o bebê e, por um ato reflexo, a mulher também faz pressão abdominal, que é importante para empurrá-lo pelo canal vaginal. Um abdômen mais forte facilita esse trabalho. Nos momentos finais, há um relaxamento do períneo que permite a passagem da criança”, explica o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, do Hospital Sírio-Libanês. Outra vantagem para levar em conta: “Depois do nascimento, se essa musculatura estiver bem treinada, ela se recupera mais rapidamente”, continua o obstetra.

A Sarah me deu esse lindo selinho, que eu adorei, obrigada querida!!

As regrinhas são citar 10 coisas que eu amo de paixão e indicar 10 blogueiras para receber o selinho. Então, vamos lá:

10 coisas que eu amo de paixão:
- Meu maridinho lindo, amo mais que tudo!
- O Joli, meu cachorrinho fofucho!
- Viajar, adoro, adoro!!
- Conhecer coisas novas!
- Computador, internet e derivados, hehe, não vivo sem!
- Series, amo de paixão, agora estamos vendo Supernatural, Fringe, Vampire diaries, e essa semana começa a nova temporada de Dexter, amo muito tudo isso!
- Filmes, no cinema ou debaixo das cobertas, aqui nesse friozinho!!
- Maquiagem, amo cada coisinha, não saio sem!
- Cozinhar, experimentar novas receitas! E comê-las, claro!
- Dormir, adoro uma sonequinha!

Indico o selinho para:
Lica, Chris, Keyla, Rezinha, Taly, Paulinha, Angel, Débora, Angela, Cami

Beijos para todas!!!

7 comentários:

  1. Ai que droga... acabei de escrever um post mas perdi!!! snif...
    Bom, primeiramente eu agradeci pelo selinho... Disse que já o recebi na semana passada, e que logo ele estará no meu bloguinho. Vc receberá o crédito também, ok? rs...
    E disse também que queria começar o pilates bem na época em que resolvemos começar as tentativas do baby. Cheguei a pedir opinião prá minha GO, que liberou. Mas eu fiquei com medo, porque li várias matérias dizendo que tem que pegar leve no início da gestação. Mas e se a gente está grávida mas não sabe ainda, como fica?
    Conclusão: com medo, decidi adiar o projeto...
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Ai, sou doida pra fazer Pilates, vou procurar lá perto do meu trabalho quando voltar das férias. Se puder, faz sim, com certeza só trará benefícios!!
    E que bom que gostou do selinho!!
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oh amor!
    Brigadinha pelo selinho!!! Estou muitoooo feliz! =)
    Eu tmb penso eu fazer pilates quando estiver pançudinha, risos....Agora vamos ver se poderei por causa do $$$$....rs....Acho que vc deveria fazer sim! Deve ser ótimo!
    Beijinhos férteis!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz pilates um bom tempo... e adorei... mas o o médico pediu pra parar assim que desconfiar que estivesse grávida... ai é dificil né... bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!! Obrigada pelo seu carinhooo, fico muito feliz quando vem me visitar.
    EStou melhorandoooo, que dorzinha chata ne!
    Eu adoro pilates, me acalmo e coloco tudo no lugar... rsrsrs
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Mérciaaa...nos conte tudo e não nos esconda nadaaa...como foi a Ultrassom?estou aqui ansiosa pra saber

    Vc viu q lindinha as personagens da Emily?rs..
    Obrigaduuuu pelo selinho vou postar ele com toda certeza...

    Um bjo enoorme pra vc

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    Uma vez perguntei pra minha cunhada se exercício atrapalhava a nidação. Pq eu fazia hidro já antes de engravidar e tb tive o mesmo medo! Ela disse pra eu ficar tranquila q não atrapalha em nada!
    Só fale para a sua instrutora que vc tá nas tentativas.. talvez ela pegue mais leve!
    Bjos!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!