quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como foi e como está sendo

Primeiramente e, principalmente, gostaria de agradecer!
Agradeço a torcida, as orações, e toda e qualquer forma de pensamento positivo para meu pequeno! Agradeço de coração a todos, que mesmo por um minutinho sequer, tenha mandado algum tipo de vibração para meu Luquinhas!

Agradeço também por entenderem a minha ausência, queria muito vir aqui explicar tudo, mas faltava tempo e até, confesso, um pouco de disposição depois desse turbilhão que ocorreu em nossas vidas.

Como foi:
O André, meu marido já explicou um pouquinho como foi que tudo aconteceu...Respostas nós não temos, meu GO não tem uma causa que identifique o parto prematuro, nas palavras dele:
"Seu diagnóstico é parto prematuro de 24 semanas... a trombofilia não causa parto prematuro (um problema que tenho e foi identificado bem antes de engravidar) e a viagem, tb não acredito, pois te examinei depois dela e seu colo do útero estava fechado... Para uma próxima gravidez, teremos que acompanhar mais de perto, com mais exames, e talvez um repouso maior, talvez..."

Na quinta feira, comecei a sentir umas cólicas, até fracas, mas nunca imaginei que poderiam ser as primeiras contrações...Meu GO me receitou Inibina, um medicamento para pará-las. Mas na sexta-feira fui ficando pior, as dores aumentaram muito e não conseguia ficar em pé direito...
Fui para o hospital, mas nunca imaginei que ganharia meu filho três dias depois. Tentamos controlar as contrações, que até melhoraram no sábado, mas no domingo vieram com a força total.
Nunca vou me esquecer daquela noite de domingo... as contrações vinham muito fortes, primeiro nas costas depois no abdome. No inicio eram espassadas e no final elas tinham um intervalo muito curto e duravam tanto que mal podia respirar.
O engraçado é que, mesmo com todo o quadro de trabalho de parto sendo pintado na minha frente, eu sempre achava que o Lucas não ia nascer, que teria alguma coisa a ser feita, foi bom pensar assim, porque fiquei um pouco mais calma...
Eu fiquei com medo em dois momentos:
- No domingo pela manhã, quando o médico me examinou e disse que estava com 4 cm de dilatação e que eu tomaria o corticóide para tentar amadurecer o pulmão do bebê;
- E efetivamente na segunda por volta de 06 horas da manhã, depois da noite das contrações, quando o médico disse que eu já estava com 10 cm de dilatação, total...e que teríamos que ir para o centro cirúrgico, porque senão o bebê podia nascer ali, no quarto.
Nessa hora eu vi que não tinha mais jeito, claro...e fui levada para sala de parto. Achei que o pior estava por vir, mas não, depois da noite de contrações nada seria pior. Recebi a peridural, e nem precisei fazer muita força, meu GO fez toda força para tirar o Luquinhas, acho que ele ficou com peninha de mim!
O pediatra já estava com as mãos estendidas, esperando pelo meu bebê, e saiu correndo quando ele nasceu, às 07:36, não vi nada direito...
O André ficou segurando a minha mão durante todo tempo e não entendíamos direito nada que estava acontecendo...mas seu apoio ao meu lado fez toda diferença, com certeza! (Amor, te amo!)

Infelizmente as coisas não sairam do modo que planejamos, ou da forma que todo mundo quer...
Não temos nenhuma foto do parto, não fizemos o curso de gestante, não levamos a malinha da maternidade e não saímos com nosso neném no bebê conforto...
Isso era o que eu pensava nos primeiros dias, sentia um vazio enorme, queria tanto a minha barriga de volta, não estava preparada para nada disso que aconteceu...
Acontece que, apesar de tudo isso, o Luquinhas nasceu e ele precisava da nossa força, da nossa motivação para continuar a sua gestação, mesmo que fora da minha barriga, e isso foi me dando uma força tão grande que nem sabia que tinha! E tudo que disse antes, sobre não estar preparada, foi ficando pequeno, perto do Luquinhas que, apesar de pequeno, é tão grandioso!!

Como está sendo:
Sabíamos que a primeira semana seria crucial para ele, os médicos diziam que só poderiam avaliar alguma coisa depois das tais 72 horas. Graças a Deus ele foi reagindo a todos os estimulos dos médicos e eles ficaram bem confiantes.
Nos primeiros dias foi difícil adaptarmos à rotina do hospital e a tudo, já que era desconhecido e diferente de tudo que podíamos imaginar.
Mas agora, três semanas e três dias depois do nascimento de Luquinhas está melhor!
É tudo bem corrido, porque eu tiro leite (que demora uns 40 minutos) 4 ou 5 vezes por dia e vamos às visitas (melhor parte do dia!) 3 vezes ao dia, os horários são 11:00, 15:00 e 21:00.
Nessas horas agradeço ao parto normal, porque me sinto super bem disposta desde a primeira semana, me recuperei muito rápido!!
A rotina é mais ou menos assim:
- A manhã passa bem rapidinho, é o tempo de tomar café, tirar leite e ir para a visita;
- Daí a gente volta, almoça, tiro leite e vou para a visita de novo;
- Quando eu volto da visita da tarde eu tiro o leite de novo, e dá para fazer alguma coisa, é quando o dia mais rende!
- Às sete da noite eu tiro o leite de novo, comemos e vamos para a visita da noite!!
- Quando chegamos da visita da noite eu tiro mais leite e vou dormir!!
Ufa, acho que é isso!!

No início só tirava um pouquinho de leite, porque era o colostro mesmo, agora estou tirando um monte, tanto que ontem comecei a doar para um banco de leite, daqui de Curitiba!! Mais uma vitória!!

De um modo geral Luquinhas está bem (estável como dizem os médicos):
- Ele passou bem pelo primeiro desenvolvimento dos pulmões;
- O intestino está funcionando bem, hoje ele toma 11 ml de leite materno de 2 em 2 horas alternado com Pré Nan (durante suas duas primeiras semanas ele tomava um preparado que se chamava nutrição parenteral na veia, que foi substituido pelo leite!);
- Já está fazendo fisioterapia duas vezes por dia, para melhor condicionamento pulmonar e motor;
- Mexe bastante as perninhas, mãozinhas e o corpinho inteiro, além de abrir os olhinhos;
- Segura forte as nossa mão com sua pequena mãozinha e com o pezinho tb!
- Seu umbiguinho já caiu (no 14° dia)!
- Já engordou e cresceu!!
 A nossa grande expectativa agora é para que ele saia do tubo, os bebês prematuros extremos precisam ser entubados porque não conseguem respirar sozinhos. A gente já percebe que ele tenta respirar sozinho, sua barriga parece uma minhoca, rs!! O problema é que ele fica cansadinho...mas se Deus quiser, quando ele for para o CPAP, um respirador nasal, tudo vai melhorar!!

Ai gente é isso, desculpem pelo post gigante, mas não podia ser diferente, tinha que contar para vocês tudo o que tinha acontecido e como está nossa vida agora!!
Apesar desse misto de sofrimento e alegrias, tenho muita, mas muita fé, que no final desses dois meses que estão por vir, o Luquinhas estará aqui conosco em casa, sem nenhum problema, para que a gente possa cuidar dele com todo o carinho!
Ah, por falar em mês, semana que vem o Luquinhas já faz um mês!

Beijos a todas e muito obrigada pelo carinho!!

150 ml de muito amor e carinho!!


PS: o quartinho já está pronto, depois venho mostrar!!

41 comentários:

  1. Fico imensamente feliz em saber que o Lucas está bem.
    A rotina com certeza é difícil agora mas pelo que vejo, as evoluções, tem sido gratificante.

    Nós por cá (minha princesinha e eu) continuamos a torcer muito pelo Lucas e mandar muita energia positiva para ele.

    Um beijinho grande e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mercia!
    Muito bom passar por aqui e ler notícias boas... estarei orando pelo Luquinhas e mandando energia positiva.. e vc vai ver, tudo ficará bem.

    Muita força pra vcs e especialmente p/ o baby!
    Abraços
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Amiga!!! Que bom saber que tudo está correndo bem...
    Deus abençõe e que daqui pra frente Luquinhas fique cada vez mais forte pra ir loguinho pra casa!
    Ele é um guerreirinho!!
    Bjokas pra vc e pro Luquinhas

    ResponderExcluir
  4. Desejo muita saúde para o Luquinhas, esse menino que já é vitorioso! Bjinhos...

    ResponderExcluir
  5. Mercia, fico muito feliz que tudo está correndo bem com o Lucas. Vai dar tudo certo! Logo, logo ele estará em casa com vocês e esse vai ser o dia mais feliz da sua vida!
    Beijos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Só Deus sabe como chorei lendo seu post!
    Estive aqui antes e a partir disso comecei a rezar pelo Lucas, pelo bem da sua família.
    Passei por algo semelhante mas com 21 semanas, era muito novinha e nem tinha como colocar em respirador nem nada...
    Fico muito feliz de ver que está tudo bem e graças a Deus até seu leite ele já está recebendo!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Seu relato me levou as lágrimas... Que Deus continue abençoando essa família tão guerreira.
    Eu trabalho em Posto de Coleta de Leite Humano e percebo que são poucas as mães que se empenham em ordenhar tão regularmente... Parabéns! Luquinhas vai ter muito leitinho quando puder amamentar.
    E não deixe de mostrar o quartinho... é o mais esperado por mim, pois amei os tecidinhos e cores escolhidas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mércia, fico super feliz de ver que o Luquinhas está se desenvolvendo bem, reagindo a tudo isso! Ele, sem dúvida, é um guerreiro e vocês todos, são vencedores, creiam nisso! :)

    Ouvi dizer uma vez que junto com um bebê prematuro, há uma mãe e pai prematuros e é a mais pura verdade. Vocês não se prepararam para isso, mas saiba que Deus os capacita e lhes dá força para superar um dia após o outro. E tem que ser assim: um dia de cada vez! Você vai ver que dessa forma tudo vai passando... dias, semanas e logo esse anjinho estará com vocês em casa!

    TORÇO MUITO POR ISSO!

    Um beijo e vocês continuam em minhas orações!

    ResponderExcluir
  10. Que bom ter notícias Mércia!! Gostei muito do post, principalmente por seu tom otimista e positivo. E é assim mesmo que tem que ser! Luquinhas está se desenvolvendo bem principalmente por essas boas energias e pela fé que vcs têm dedicado a ele.
    Continuo torcendo por vcs!
    beijo grande pra família e especialmente pro pequenino!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mércia, todos os dias coloco o Luquinhas em minhas orações e sei que Deus está abençoando. Logo logo ele estará em casa com vocês...
    Continue dando notícias, qdo for possível.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ai flor, como é bom saber que seu pequeno está reagindo bem, logo logo ele estará em casa com vcs viu, tenha fé e muita força.Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sabe flor, ninguém se prepara pra isso, a gente espera o curso normal das coisas e quando não sai como planejado a gente se assusta, mas gente madura e que tem muito amor no coração contorna a situação bem e age como vcs estão agindo!

    Fico muito feliz que o Luquinhas esteja reagindo bem, vc verá que ele estará em casa com vcs em breve, e que irão chegar em casa carregando-o no bebe conforto e com a malinha de hospital dele.
    O Lucas já é um menino vencedor por ter passado por tudo isso, agora só esperar um pouquinho e ele estará super forte e com vcs!

    Tudo de bom pra vcs e nos mantenha informados!

    Beijos

    Juu

    ResponderExcluir
  14. olá Mércia, te acompanho a pouco tempo, mas me identifiquei bastante, mesmo o meu tendo nascido com 32 semanas. Te entendo tanto sobre as coisas não sairem como a gente imagina e sobre querer a barriga de volta. É uma sensação de não ter curtido tudo que podia né! Mas em compensação, ganhamos em tempo de convivência com eles! Tenho certeza que jajá Lucas tá grandão como o meu Tito! bjo no coração!

    ResponderExcluir
  15. Q noticias maravilhosas! Muito leite, hein? Seu filho tem uma mamãe de ouro. Estou torcendo muito e amei saber q vc esta mais disposta. Andre esta trabalhando? Força aí, meus amigos!

    ResponderExcluir
  16. Ai que bom saber que está tudo bem com o Lucas! Espero que ele engorde rapidinho e logo comece a respirar sozinho pra poder ir pra casa! Ele já é um vencedor! Agora é questão de tempo até ele ir pra casa! Já sabe, né? Se precisar de qualquer coisa é só me ligar ou mandar email!

    ps- O que aconteceu com vc não pode ser a tal da incompetência istmo cervical? Tenho 1 prima e 1 amiga que passaram por EXATAMENTE isso que você passou! Os bebês nasceram 1 de 22 semanas e outro de 29 semanas e as duas foram diagnosticadas com IIC. Uma já engravidou novamente e teve que fazer a tal cerclagem e ficar de repouso, mas o baby nasceu no tempo certo! ;)

    ResponderExcluir
  17. Que bom saber que vocês estão bem!
    Nossa, com certeza não era isso que imaginamos, mas é incrível descobrir tanta força né?

    Vocês continuam nas minhas orações e logo o Luquinhas estará em casa, lindo, fofo e saudável.

    beijão e força ai!

    ResponderExcluir
  18. Que bom saber que o Luquinhas está bem!! Acompanho seu blog já algum tempo e não poderia deixar de passar meu carinho para você. Muita força!!! E que sua família seja iluminada, Deus nunca nos abandona e logo seu príncipe estará em casa. Fica com Deus!!!
    Lucy

    ResponderExcluir
  19. Oi Mércia
    Como as histórias vão se repetindo....
    você me fez voltar no tempo e lembrar da minha rotina em casa e a Bruna na UTI. A minha rotina era tirar leite e ir para o hospital... graças a Deus tudo passou.
    A Bruna ficava em um hospital em outra cidade eu tinha que viajar todos os dias e só ficava com ela 15 minutos....
    Tudo Vai Passar.
    Estou rezando por vocês.
    Abraços
    Renata
    http://diariodarenata.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Mérica, me impressiona a forma serena e otimista com que você e seu marido trataram e tratam a situação.
    Parabéns!
    Estou grávida de exatamente o mesmo tempo que você estava. Meu bb está previsto para nascer 23/07 e também é um menino atleticano! Ops, mais uma coisa, também tenho trombose! Quando li que o Lucas tinha nascido fiquei abalada porque pensei que podia ser comigo. Fiquei realmente tocada!
    Venho aqui todo dia para ter notícias e saber que está tudo evoluindo bem é sensacional!
    Mais uma vez parabéns!
    Beijos
    Bárbara

    ResponderExcluir
  21. Mercinhaaaa...

    Que bom que vc cnseguiu nos dar notícias...fico imensamente feliz!!!!

    Amiga...nem sempre as coisas saem como nós gostaríamos que fosse, todo mundo quer tirar a foto do parto, e sair com seu bbzinho no colo depois do 3º dia de internação...Vc terá com certeza essa foto da saída da maternidade com seu Luquinhas no colo e eu tô doida pra ver o sorrisão no rosto de vcs neste dia!!!

    O Lucas pelo visto puxou a vc, é forte e um bravo lutador...não vai demorar muito pra ele estar respirando sozinho a pleno pulmões e em breve vcs estarão em casa...

    Parabens amiga pela sua força, pelo seu empenho, o Lucas vai se orgulhar muito de vc "!!!!Aliás...de vsc né...pq o André tb deve ser incansável!!!

    BJS!!

    ResponderExcluir
  22. Oi minha linda!!! Que maravilha saber que o Luquinhas está bem!! E que vcs na medidado possível já se habituaram a essa nova rotina que se Deus quiser loguinho irá terminar, com o pequeno em seus braços chegando em casa...

    Continuo aqui em oração e na torcida...

    Fiquem com Deus... Beijos

    ResponderExcluir
  23. Amiga querida, que bom saber que o Luquinhas está bem, GLÓRIA A DEUS!Fiquei emocionada com seu post, pois agora que estou gravida, entendo todos os sonhos e vontades que uma mulher gravida tem em relação a gravidez, ao parto, etc... Me identifiquei muito com suas palavras, mas nossas vidas está nas mãos de Deus!O mais importante é que seu bebê reage muito bem e tenho certeza de que ele está cada dia mais forte e saudável e que logo sairá do hospital.
    Estamos aqui, torcendo muitooooo por vcs!
    Grande beijo nosso,

    Lica e bebê

    ResponderExcluir
  24. Já tinha passado aqui outras vezes, e estou muito emocionada com a historia do Lucas, um guerreiro que vai crescer forte e saudavel, como diz o papai, vai ser como a mãe guerreira e batalhadora !
    Tudo de bom pra vcs, estão em minhas orações.
    Estou seguindo,

    bjusss

    ResponderExcluir
  25. OI Mércia! Como é bom saber que está tudo dando certo que o Luquinhas está cada dia mais forte! Tenho certeza que logo estara com vcs em casa!
    Continuo torcendo mto por vcs!!
    Bjnhus

    ResponderExcluir
  26. Nossa Mercia, que alívio e que alegria que é pra mim ouvir q vcs estão bem! Que orgulho de um filho tão guerreiro, né? Vai ficar tudo bem e daqui a pouco ele vai estar em casa preenchendo o bercinho! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Fico igualmente feliz por saber que voce e o pequeno grande Lucas estao bem.
    Daqui a pouco estarao juntos em casa, e com o tempo voce nem vai lembrar desse susto.
    Deus os Abencoe.
    Beijos.
    Bina

    ResponderExcluir
  28. que bom vir aqui e ter boas noticias... ao ler seu relato me vi em muitas situações e me lembrei de como ganhamos força pra cuidar dos nosso pequenos. Tudo vai melhorando, vc vai ver! A adaptação a rotina é o mais dificil, mas a cada sinal de melhora a gente ganha ainda mais força pra seguir em frente. Parabens para vc e seu pequeno,dois guerreiros que merecem(e ainda vão) viver juntos muitos momentos de alegria nessa vida!Continuo mandando meus melhores pensamentos pra vcs!
    Helena

    ResponderExcluir
  29. Indescritível esse post!!!!
    Que imensa emoção ao ler seu relato, sua força..... Tudo!!!
    Esses dois meses passarão voando e daqui a pouco o Luquinhas estará em casa com vcs!!!
    Continuo aqui torcendo.... Vcs merecem toda felicidade!!!!!
    Beijos enormes para essa família linda!

    ResponderExcluir
  30. querida, que bom saber de vcs! imagino que a vida de hospital e internacao seja bem desgastante, mas com essa tranquilidade e confianca que vcs tem, nossa!, tenho mais certeza ainda que tudo dará certo!

    espero que os proximos meses de hospital passem bem rapidinho pro Luquinhas ir logo pro quartinho dele, pro colinho da mamae, viu_

    beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Mércia
    fiquei feliz demais em saber que a cada dia o Luquinha faz um progresso e que em breve estará em casa, com vc e com o André... Realmente não deve ter sido nada fácil, tudo depende de adaptar a nova rotina e isso vcs já estão fazendo... Continuo orando e enviando pensamentos positivos por Luquinha e pra vcs!!! Vou ficar esperando a foto do quartinho!!! bjosss e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  32. Que bom que o Lukinhas está reagindo bem, e temos certeza que logo ele estará com vocês em casa.
    Eu estava ausente tbm, mas agora voltei, e continuarei torcendo sempre pela recuperação dele.
    Bju.

    ResponderExcluir
  33. Que alegria, Mércia!
    Só nós que passams por isso sabemos que cada dia é uma grande vitória! Muito saber que seu parto foi normal, dá um 'upgrade' no pulmãozinho...
    Grande beijo!
    Estamos na torcida!
    Monica
    http://www.projetopequenosguerreiros.com

    ResponderExcluir
  34. Chorei quando li seu post, pude sentir sua dor, sua força.
    Estou feliz de saber que o pequeno está reagindo bem e está lutando para sair do hospital rapidinho e cair nos braços da mamãe.
    Eu sei a dor que é sair do hospital e não levar seu bebê para casa, mas creio que isso será por pouco tempo, em breve ele estará no seu quartinho, no seu bercinho e no colinho da família.
    Não vou me esquecer do pequeno em minhas orações e pedir a Deus que lhe dê muita força para aguentar a rotina e saudade que bate no meio da noite.

    bjs

    Deia

    ResponderExcluir
  35. Sou nova aqui e nem sempre deixo comentários.
    O Lucas é um milagrinho, um guerreiro e no final vai dar tudo certo!
    Vcs estão em nossas orações!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  36. Que bom receber notícias de vocês, e saber que o Lucas está evoluindo a cada dia.
    Imagino que seja uma fase difícil, mas que a cada progresso dele vocês ganhem mais força!
    Continuo por aqui na torcida para que esse período de UTI acabe logo e que vocês possam levá-lo para casa rapidinho.
    Parabéns pelo 1º mesversário!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oi Mércia, fiquei alguns dias sem vir aqui e, quando entro hoje, me deparei com esta notícia...olha amiga Deus está no comando de tudo e, em breve vc estará em casa com seu tesourinho, completando esta família linda que Deus te deu!!!
    Força Deus é com vocês em tudo!!!!
    E como seu marido relatou, naquele lindo post, ele é um guerreiro como você e veio ao mundo para alegrar e aumentar ainda mais o amor de vocês!!!!
    Estaremos orando pelo Luquinhas e por vocês...Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  38. Querida
    Hj li o seu blog pela primeira vez! E saiba que Deus colocou um imenso amor pela vida de vcs, estarei orando para que o seu filho cresça com muita saúde e com muitas vitórias, ele já é um vitorioso!
    Que Deus abençoe vc e seu marido nessa espera pelo crescimento do Lucas, como vc disse a sua gestação fora da barriga, mas com muitooo amor de vcs por ele!
    Grande abraço e confie em Deus a cada dia
    Vívi

    ResponderExcluir
  39. oi minha linda vc pode contar sempre comigo ;o nosso guereiro esta a cada dia mais lindo e fofinho .bjusss

    ResponderExcluir
  40. Nossa que luta hein , parabens .... Fico torcendo muito por ele , sabia que estava na UTI mas nao tinha lido nem este post nem o que seu marido escreveu, força pra vcs .. bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!