quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Notícias do GO

Ei Amigas!!
Fui ontem ao GO, levei os exames, e perguntei tudo direitinho pra ele...
Fizemos uma lista de perguntas, principalmente sobre os spottings, e o porquê deles...
Ele foi olhando os exames calmamente e eu desesperada ansiosa, o André tb, esperando alguma resposta, até que chegou a última página dos exame e o médico todo radiante olha pra mim e diz: na na na na náá!! tá aqui seu diagnóstico, já sei porque vc não está conseguindo engravidar...
__________________________________________________________

Ele me pediu uma série de exames, dentre eles um tal de MTHFR (C677T e A1298C) e esse deu positivo, uma mutação em um gen de uma proteína que altera algumas coisas, e no meu caso, atrapalha a implantação do óvulo, por isso os spottings, antes de óvulo se implantar há a coagulação do mesmo que o expulsa.
No meu caso o resultado foi Mutação C677T e A1298C do gene MTHFR - heterozigoto e está ligado a trombofilia, mas não quer dizer eu tenha a doença, apenas uma pré-disposição para ela.

Ficamos muito confusos na hora, afinal nunca tinha ouvido falar disso...mas o médico ficou muito feliz, pois para ele é muito importante fechar o diagnóstico...e além disso ele também falou, que se eu tivesse engravidado, teria chance de ter perdido o bebê porque isso tb complica a nutrição do feto...pelo que entendi, muitas pessoas fazem esse exame após terem tido abortos ou problemas gestacionais e só aí descobrem essa mutação...por isso foi melhor ter descoberto antes...
Ele falou tb que isso é muito comum nas pessoas, cerca de 40% das pessoas possuem, e na maioria dos casos, não se manifesta nada, como o meu, mas na gravidez deve se evitar algum problema fazendo o uso de anticoagulantes.

Bom, e aí o que fazer agora?
Ele me garantiu que das mutações trombofílicas essa é a mais light e que com uso de anticoagulante poderei engravidar e gerar o bebê tranquilamente.
Pediu para eu consultar uma médica vascular para ver qual anticoagulante será mais indicado para o meu caso, e assim que tiver a resposta retornar nele! (marquei pra semana que vem)
O uso de ácido fólico também é imprescindível, que já tomo desde março.
_________________________________________________________

Saí de lá meio atônita, sem entender as coisas e, claro, fui dar uma olhadinha básica na internet, encontrei vááárias pessoas com o mesmo problema que eu, ou com outras variantes de mutação da trombofilia. Vi alguns fóruns sobre isso no e-family.
Na verdade o que é médico me falou é bem descrito lá, as pessoas só descobrem isso depois das perdas, o que deixa tudo mais pesado...
O pior parece ser o uso do tal anticoagulante, que pelo que parece é feito por injeções, diárias, durante as tentativas e toda a gravidez, maaaaas, prefiro esperar e ver qual será a conduta da médica e qual o remédio ela me passará!

Bom é isso amigas, confesso que ontem fiquei muito triste, chorei muito porque a gente sempre quer que as coisas sejam mais fáceis, mas hoje já acordei melhor, com mais esperanças...E, agora, sabendo o problema, fica mais fácil saber qual direção seguir!!


Ah, fiquei muito feliz com o nascimento de um bebê muito lindo, o Benjamin, da Luíza. Foi muito legal acompanhá-la desde a época de tentante até agora, com seu lindo bebezinho no colo!! Parabéns pra vcs, muita saúde e momentos maravihosos!!
Beijos!

17 comentários:

  1. Oi Mercia!
    Como e bom ter um diagnostico ne? Isso ajuda mto! e nos deixa mais tranquilas...
    Agora e so vc fazer o tratamento e logo logo o bebe vem!
    Boa sorte!

    Bjnhus

    ResponderExcluir
  2. Ah o q importa é que você descobriu logo né... e q o tratamento é "facil"... Quando vc vai passar no vascular? bjs

    ResponderExcluir
  3. O bom é que vc ja descobriu o que impede, agora é só tratar!! Eu vou fazer exames agora no marido, e to morrendo de medo de dar algo, maaas, é melhor saber logo e tratar do que ficar esperando, esperando e nada!!
    Boa sorte, vou estar torcendo!!
    BjO

    ResponderExcluir
  4. Se Deus quiser logo vc estará com o positivo em mãos ! Agora que já sabe o que está impedindo isso fica mais fácil para resolver ! Não desanima que logo seu sonho será realizado ! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga!!!
    Não fique triste! Fique muito feliz por ter descoberto isso agora!!!
    Vai dar tudo certo!!! To animada por vcs!
    Hj a noite te ligo para conversarmos melhor!
    Bjinhos bem positivos!!!

    ResponderExcluir
  6. Mércia...

    Amiga, agora vc sabe qual a causa do seu problema...não fique triste...tenho certeza que logo, logo vc contornará esse problema!!!

    BJS!!!

    ResponderExcluir
  7. Também não conhecia essa mutação Mercia... Mas que bom que o problema agora já foi diagnosticado e que pode ser tratado! Ficarei na torcida aqui, tudo dará certo e logo você estará barrigudinha! :P
    beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Saber o diagnóstico já é um grande passo e pelo visto, o tratamento nem é tão complicado assim. Espero que tenha comprimidinhos para anticoagulante, o que tornará ainda mais tranquilo, né?

    Boa sorte na consulta e ainda bem que seu médico foi um fofo de investigar antes de um bbzinho aparecer, né?

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi querida!
    Fiquei muito feliz com sua visita, e claro que pode seguir, é um prazer.
    Tb estou te seguindo e vamos juntas na luta do POSITIVO.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Poxa que legal que fez o exame, e agora é bom que já sabe e trata né... tudo vai dar certo!!
    Bjs e obrigado pela força

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mércia!
    Não há nada melhor que a certeza de um diagnóstico, amiga! Agora é só focar no que precisa de foco, e o resto acontecerá!
    Acredite nisso...
    Da minha parte, vim te dizer que vou ficar uns tempos longe do blog... Acabei de fazer um post sobre isso, depois dá uma olhadinha prá entender melhor...
    Acho que estou precisando me encontrar. Criei o blog para isso, mas acho que só fiz mais confusão! rs...
    Mas espero retornar em breve, cheia de boas notícias, e espero sinceramente ver o seu "positivo" cheio de sucesso postado aqui!
    Um beijo, sorte no tratamento e nos treinos, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mercia! Voltei para dizer que tem selinho novo pra você lá no blog! Quando der passa lá pra pegar!
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Mércia!
    Agora tudo vai ficar bem. Com o diágnóstico na mão fica tudo mais simples, não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olaaa Merciaaa...
    Amiga não fique triste não, vc deve ficar é mtoo feliz, pois a causa da demora de engravidar foi descoberta, agora é tomar o anticoagulante e pronto, agora com essa descoberta suas chances aumentarão e mtooo...
    Logo mais estarei lendo seu post com POSITIVOOO..e vai ser a maior alegria..

    E é ter fé, mta fé, vc viu como Deus é maravilhoso e preparou tudo da Emily, é o mesmo Deus tenha fé e tudo se resolvera da melhor forma..

    Força amiga
    bjinhus

    ResponderExcluir
  15. Ana Cristina Pessolani4 de maio de 2011 às 10:59

    Olá! Estou gravida de 13 semanas e ontem descobri que tenho essa mutação C677T heterozigoto. Fiquei desesperada quando recebi os exames!! Fiquei ainda mais desesperada quando pesquisei na internet o que significava essa mutação! Liguei para meu obstetra e ele me falou que tem pacientes com isso e que tiveram seus bebes sem problemas, com uso de medicamentos, claro! Hoje eu vou no hematologista ver a solução para mim e minha bebe! Ano passado eu sofri um aborto na sétima semana, por isso meu obstetra pediu que eu fosse ao hematologista! Depois de muito questionamento, choro e ansiedade, hoje eu estou melhor, ansiosa para saber o que vai acontecer e para começar logo com a medicação! Semana passada fiz a ultra de 12 semanas e minha bebezinha esta ótima! Isso esta me confortando! Bom, hoje a noite tenho a consulta (fui encaixada, já que descobri ontem e ele só atende as quartas). Mas estou mais positiva! Mercia, tenho certeza que tudo ficara bem com você! Eu consegui engravidar com esse problema, você também vai conseguir! Agora vamos torcer para que a minha bebe se desenvolva forte e saudável! Boa sorte para a gente! Beijos Ana Cristina

    ResponderExcluir
  16. Olá meninas, tenho 40 anos e tive trombose por uso de robofooot por entorse do pé esquerdo. Bem, isso não importa, já estou tratando agora. É por causa dos exames que descobri que tenho a mutação do gene c677t. Estou escrevendo pra falar pra vcs que Deus é maior que TUDO em nossas vidas. eu tive 03 LINDAS e PERFEITAS meninas!!! E, JAMAIS TIVE NENHUM ABORTO ou problemas da gestação. E tb, nunca soube que tinha essa mutação. CONFIEM EM DEUS POIS O BEBÊ QUE É DE VCS ESTÁ GUARDADO...alencar@aasp.org.br

    ResponderExcluir
  17. Acabei de ter esse diagnóstico agora vou ao médico e esperar a conduta!! Espero que der tudo certo!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho!!